O Ministro das Obras Públicas, Urbanismo e Habitação manifestou preocupação com o número crescente de moradores das centralidades que não estão a cumprir com o pagamento das suas prestações de renda resolúvel.
Durante a cerimónia de lançamento da quinta edição da revista Construir Angola, o ministro anunciou que o estudo para a construção da primeira autoestrada no país já está avançado. Este projeto será realizado em parceria com o grupo chinês CRBC, e deverá ligar o sul ao norte de Angola, num percurso de 1.350 km. Segundo o ministro, o processo terá três etapas: primeiro, a realização dos estudos; depois, o desenvolvimento do projeto; e, finalmente, a construção da autoestrada.
No setor habitacional, o governo pretende incentivar a autoconstrução dirigida, disponibilizando terrenos infraestruturados para que cidadãos, setor privado e empresas possam construir habitações. Paralelamente, o Estado manterá sua responsabilidade de garantir habitação social e prevê a construção de 10.526 fogos em centralidades já autorizadas.
Uma nova lei de terras também está em desenvolvimento, com o objetivo de resolver situações de propriedade irregular, substituindo a legislação vigente, datada de 2004.
O ministro destacou a importância da revista Construir Angola como uma ferramenta para a transparência e divulgação de informações sobre os projetos do setor, permitindo que a população acompanhe as iniciativas e obras em curso.