Domingo, 10 de Novembro, 2024

O seu direito à informação, sem compromissos

Search
Close this search box.

Pesquisar

Governo garante stock de 20 mil toneladas de grãos para fomentar produção de frango em Angola

O Ministro de Estado para a Coordenação Económica, José de Lima Massano, anunciou esta quinta-feira, no Panguila, província do Bengo, que o governo angolano manterá em stock, no entreposto alimentar, cerca de 20 mil toneladas de grãos até ao final do ano. O objetivo é garantir um fornecimento estável para a produção nacional de carne de frango, uma medida que visa minimizar a dependência do país de importações.

O ministro sublinhou que, devido ao déficit na produção de milho e soja, o entreposto que administra a reserva alimentar do país passará a incluir esses produtos em suas reservas estratégicas. Esta ação permitirá que, em momentos de escassez, o governo intervenha para estabilizar a oferta no mercado sem comprometer o que os produtores locais podem fornecer.

O compromisso resulta de uma reunião a portas fechadas entre José de Lima Massano, membros da Associação dos Avicultores de Angola, e o Consórcio do Frango Nacional, realizada nas instalações da Fazenda Filomena, no Panguila. Este foi o segundo encontro entre o governo e a associação, focado em consolidar propostas para o crescimento do setor avícola em Angola.

Rui Santos, presidente da Associação dos Avicultores de Angola, destacou que a indústria está preparada para atender à crescente demanda nacional, com uma meta de produção de 10 mil toneladas anuais até 2025. Segundo Santos, os avicultores estão comprometidos em reduzir as importações de carne de frango e fortalecer a oferta nacional.

O ministro José de Lima Massano comprometeu-se a analisar com rigor as propostas do setor, visando o desenvolvimento de uma plataforma sustentável para a avicultura em Angola. A iniciativa promete garantir a presença constante de frango nas mesas dos angolanos, promovendo assim a autossuficiência alimentar.

×
×

Cart