O Presidente da República, João Lourenço, anunciou recentemente a extensão do Corredor do Lobito e a concessão do Corredor do Namibe, além da criação de 4 novas estações para o Caminho de Ferro de Luanda. O chefe de Estado destacou a expansão dos transportes públicos na capital e reafirmou a estratégia de transformar Angola num hub aéreo, com voos internacionais a partir dos aeroportos da Catumbela, Huambo e Namibe, que já se encontram em fase de certificação.

Durante o seu discurso sobre o Estado da Nação, na terça-feira, João Lourenço também destacou a certificação iminente dos aeroportos Paulo Teixeira Jorge, na Catumbela, e Mukanka, no Lubango, que permitirá a realização de voos internacionais. Outros aeroportos, como o de Bengo e o de Cabinda, estão em construção, enquanto o novo Aeroporto Internacional António Agostinho Neto começará em breve operações comerciais de passageiros.
Na área de recursos minerais, o Presidente anunciou que a Refinaria de Cabinda entrará em funcionamento em 2025, abordando também o progresso nas refinarias do Soyo e Lobito, e a inauguração do Terminal Oceânico da Barra do Dande. O setor de exploração de ouro está a contribuir significativamente para a economia local e a geração de empregos, com destaque para os projetos em funcionamento nas províncias de Huíla e Cabinda.
O Presidente saudou o crescimento económico de 4,3% nos últimos trimestres, apesar das pressões inflacionistas, e afirmou que as finanças públicas continuam sólidas e resilientes. No entanto, reconheceu que o cenário internacional de paz comprometida afeta a economia mundial e angolana, mas assegurou que as medidas do executivo estão a gerar resultados positivos.