A seleção nacional de futebol garantiu nesta terça-feira (15), de forma inédita, a sua qualificação para o Campeonato Africano das Nações (CAN) de 2025, após uma vitória importante contra o Níger (1-0). O golo decisivo foi marcado ainda antes do primeiro minuto de jogo, com um lance construído pelo defesa Bastos e finalizado pelo jovem Zini, uma das novidades no onze titular de Pedro Gonçalves.
O técnico português, que lidera a equipa há cinco anos, tem sido elogiado pela sua estratégia de desenvolvimento de talentos locais, muitos dos quais atuam em clubes internacionais. Segundo Gonçalves, a qualificação é fruto de um trabalho persistente que começou em 2019 com a formação de camadas jovens. “Grande parte destes jogadores vieram de uma base que trabalhámos desde o início. Esta vitória é resultado de uma organização forte e scouting bem feito”, afirmou o treinador.
Com esta vitória, Angola somou 12 pontos, garantindo a sua posição entre as duas equipas que avançam para a fase final do CAN. No entanto, o país ainda pode disputar o primeiro lugar do grupo com o Sudão, que segue com 7 pontos e tem dois jogos por disputar. Gana com dois pontos e Níger com um ponto, estão praticamente desqualificados.
Com essa vitória, Angola garante a 10.ª participação numa fase final do Campeonato Africano de Futebol, representando um marco histórico para o futebol nacional, reforçando o trabalho da Federação Angolana de Futebol e dos atletas que continuam a elevar o nível de competitividade no continente. Para os próximos anos, a continuidade e a renovação da seleção serão essenciais para manter Angola competitiva a nível africano.
Assim como Angola, a República Democrática do Congo (RDC) e o Egito, foram as duas outras seleções conseguiram garantir já a sua passagem para o Campeonato Africano das Nações – Marrocos 2025.