Domingo, 8 de Dezembro, 2024

O seu direito à informação, sem compromissos

Search
Close this search box.

Pesquisar

Angosat 2: dois anos de sucesso em órbita com impactos positivos para Angola

O primeiro satélite angolano, Angosat 2, completa dois anos em órbita neste sábado 12 outubro, cumprindo com sucesso as suas principais missões. Desenvolvido no âmbito do Gabinete de Gestão do Programa Espacial Nacional (GGPEN), o satélite tem desempenhado um papel crucial na área das telecomunicações e na promoção de Angola como um ator relevante no setor espacial.

De acordo com o GGPEN, o Angosat 2 tem contribuído para a realização de estudos estratégicos e o estabelecimento de acordos de cooperação com instituições técnicas e científicas no domínio espacial. Este projeto não é apenas uma realização do Ministério das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social, ou do próprio gabinete, mas sim um ativo de todos os angolanos, oferecendo benefícios que vão além da sua função primária.

A infraestrutura terrestre associada ao satélite conta com quadros altamente especializados que monitorizam e operam o Angosat 2 24 horas por dia. A estrutura é capaz de gerir até três satélites em simultâneo, abrindo portas para que outros países possam investir em Angola e cooperar no uso desses serviços.

Além disso, a comercialização do Angosat 2 já começou a gerar resultados tangíveis, com várias empresas angolanas, como a MS Telecom, Infrasat e ITA, utilizando as suas capacidades. Após passarem por rigorosos testes, essas operadoras têm expandido a oferta de serviços, tanto para o setor empresarial quanto para os cidadãos, contribuindo para o desenvolvimento do país.

Com essa infraestrutura espacial avançada e a capacidade de oferecer cobertura e serviços a outras nações, o Angosat 2 reforça a posição de Angola no mercado internacional, enquanto proporciona benefícios diretos para a sua economia e para a população.

×
×

Cart