Sexta-feira, 11 de Julho, 2025

O seu direito à informação, sem compromissos

Pesquisar

Esperança da Costa pede maior equidade de género no setor mineiro e petrolífero

A vice-presidente da República, Esperança da Costa, apelou nesta quinta-feira à necessidade urgente de promover maior equidade de género nas indústrias mineira, petrolífera e de gás, durante a conferência “Women in Mining, Oil & Gas”, realizada em Luanda, no Hotel Intercontinental. A governante destacou que, apesar dos avanços, as mulheres continuam sub-representadas nesses setores cruciais para o desenvolvimento de Angola e de África.

De acordo com Esperança da Costa, as mulheres representam apenas 14% da força de trabalho no setor de petróleo e gás, e menos de 4% ocupam cargos de liderança. Ela chamou a atenção para a importância de as empresas reverem as barreiras que limitam o acesso das mulheres a empregos qualificados e de liderança, e incentivou a adoção de estratégias empresariais que promovam a equidade de género.

A vice-presidente sublinhou que alcançar essa equidade não é apenas uma questão de justiça social, mas uma necessidade para o desenvolvimento sustentável do país. “O Executivo está empenhado em promover a diversidade e a equidade em todos os setores, como parte de um compromisso com a boa governação e o respeito pelos direitos humanos fundamentais”, afirmou.

Esperança da Costa também destacou que, embora Angola tenha atingido um marco significativo com mais de 40% de mulheres em cargos de liderança política, o mesmo nível de progresso ainda precisa ser alcançado nas indústrias mineira e petrolífera. Ela reforçou que a participação das mulheres nesses setores é crucial para enfrentar os desafios globais, como as preocupações ambientais e as transformações socioeconômicas resultantes dos conflitos internacionais.

A conferência, que reuniu mais de 300 profissionais da indústria de mais de 15 países, teve como objetivo analisar o futuro e do papel da liderança feminina no processo de diversificação económica, através dos sectores da mineração, indústria extractiva, do Petróleo e do Gás em Angola. Sob o lema “Construindo o futuro – rumo à próxima geração de mulheres líderes na indústria de mineração, petróleo e gás em Angola”, o evento foi uma iniciativa da Recall Communication & Event Ltd e da revista britânica Diamond Review África.

Mais Lidos
  • No results available
×
×

Cart