Luanda – Uma missão do Banco Mundial encontra-se em Angola para acompanhar e supervisionar o progresso da implementação das quatro componentes do projeto “Diversifica Mais”. A missão permanecerá no país até o dia 18 deste mês, com o objetivo de avaliar o impacto e o desempenho das atividades relacionadas ao projeto.
Em cerca de nove meses de implementação, os resultados iniciais do projeto foram considerados satisfatórios. O “Diversifica Mais” é estruturado em quatro componentes principais, e as atividades já realizadas demonstram avanços significativos. Estas componentes são geridas por diferentes ministérios e departamentos, entre eles o Ministério da Indústria e Comércio, o Ministério dos Transportes, o Ministério da Agricultura, governos provinciais e o Ministério da Construção.
O projeto visa a melhoria do ambiente de negócios, o reforço das infraestruturas e a facilitação do acesso ao financiamento para micro, pequenas e médias empresas (MPMEs). Recentemente, o Fundo de Garantia de Crédito assinou um protocolo com diversas instituições financeiras para facilitar o acesso ao crédito a MPMEs em diferentes setores da economia, como parte das medidas para incentivar o crescimento económico e a diversificação.
A missão do Banco Mundial continuará a monitorar de perto o progresso do projeto e trabalhará em conjunto com os diversos órgãos do governo angolano até ao final da sua visita.