Quinta-feira, 10 de Outubro, 2024

O seu direito à informação, sem compromissos

Search
Close this search box.

Pesquisar

Crise nas morgues obriga famílias a transportar corpos por centenas de quilómetros

Os moradores de Mbanza Kongo, capital da província do Zaire, estão a enfrentar uma grave crise relacionada à conservação de corpos. A única morgue da cidade, localizada nas proximidades do Hospital Provincial, encontra-se inoperante há mais de três semanas devido a uma avaria no sistema de refrigeração.

Consequentemente, as famílias enlutadas têm sido obrigadas a percorrer longas distâncias para conservar os corpos de seus entes queridos. Muitas delas se deslocam até à vila do Tomboco, a cerca de 150 quilómetros de Mbanza Kongo, enquanto outras optam por ir até à vila do Nzeto, a 230 quilómetros de distância.

A situação é ainda mais complicada devido à sobrelotação da morgue de Tomboco, que possui apenas 28 lugares. De acordo com uma fonte da administração municipal de Mbanza Kongo, a avaria na morgue de Mbanza Kongo foi causada por um curto-circuito e uma equipa técnica foi enviada a Luanda para adquirir a peça de reposição necessária.

A fonte anônima expressou a preocupação da população local com esta situação e sugeriu a disponibilização de uma ambulância para facilitar o transporte dos corpos.

Esta não é a primeira vez que a morgue de Mbanza Kongo enfrenta problemas. Desde o início do ano, a infraestrutura, inaugurada em 2007, já registrou outras três avarias, deixando a população desamparada.

Fonte: Angop

×
×

Cart