Domingo, 6 de Outubro, 2024

O seu direito à informação, sem compromissos

Search
Close this search box.

Pesquisar

Setor petrolífero injeta milhões no desenvolvimento da agricultura familiar em Angola

O Fundo de Apoio ao Desenvolvimento Agrário (FADA) e o setor petrolífero angolano firmaram uma parceria estratégica. Através de um memorando de entendimento assinado nesta segunda-feira, o setor petrolífero destinará um fundo de cerca 932,5 milhões de kwanzas (US$ 1 milhão) para financiar projetos que visam impulsionar a produção agrícola em todo o país.

A agricultura familiar, responsável por mais de 80% dos alimentos consumidos em Angola, desempenha um papel crucial na segurança alimentar e na geração de emprego no meio rural. Com o apoio do FADA e agora com o investimento do setor petrolífero, os agricultores familiares terão acesso a recursos financeiros, equipamentos agrícolas e capacitação, o que permitirá aumentar a produção e a produtividade.

A parceria entre o FADA e o setor petrolífero representa um marco importante para o desenvolvimento rural em Angola. Ao investir na agricultura familiar, o setor petrolífero demonstra seu compromisso com o desenvolvimento sustentável do país e com a diversificação da economia. Até agosto de 2024, o FADA financiou mais de 2700 projetos distribuídos pelas 18 províncias, avaliados em mais de 23.000 milhões de kwanzas. No mesmo período, foram financiados cerca de 291 equipamentos no montante de mais de 5000 milhões de kwanzas e capacitados 628 jovens em diversos pontos do país.

O programa abrange o cadastro dos agricultores, maior facilidade de acesso a tratores e motocultivadores, reforço da capacidade financeira das cooperativas agrícolas e formação de quadros. De acordo com a PCA do FADA, Felisbela Francisco, esse financiamento “possibilitará ao FADA aumentar a sua forma de financiar as atividades que são desenvolvidas por este segmento tão importante que é a agricultura familiar”. Até o momento foram financiados cerca de 291 equipamentos no montante de mais de 5000 milhões de kwanzas e capacitados 628 jovens em diversos pontos do país.

×
×

Cart