Pelo menos 25 crianças morreram e dezenas ficaram feridas num acidente de autocarro que levava fiéis muçulmanos para celebrar o nascimento do profeta Maomé no norte da Nigéria, indicou um funcionário da segurança rodoviária nesta terça-feira (17).
O acidente ocorreu no domingo no estado de Kaduna, quando o motorista do autocarro que trasportava jovens sufis da ordem Tijjaniyya perdeu o controlo e colidiu com um camião, disse Kabiru Nadabo, o chefe da agência de segurança rodoviária em Kaduna.
“O autocarro estava lotado com 63 crianças e o motorista dirigia em grande velocidade quando perdeu o controlo e colidiu em um camião articulado”, explicou.
“Quinze deles morreram instantaneamente, enquanto 48 pessoas feridas foram enviadas a vários hospitais. Dez morreram no dia seguinte, o que eleva o número de mortos a 25”, acrescentou.
As crianças vinham da aldeia de Kwandare e se dirigiam à cidade vizinha de Saminaka para as celebrações do nascimento do profeta Maomé, um evento chamado “Mawlid Nabaoui”.
Os acidentes são comuns nas estradas nigerianas, principalmente devido ao excesso de velocidade e ao desrespeito às regras de trânsito.
AFP