O setor de seguros em Angola apresentou um crescimento significativo em 2023, registando um aumento de 21,4% em relação ao ano anterior, segundo dados divulgados pela Agência Angolana de Regulação e Supervisão de Seguros (ARSEG). O ramo saúde liderou este crescimento, representando 33% do total da produção do setor, seguido pelos ramos petroquímico, automóvel e acidentes de trabalho.
De acordo com César Marcelino, diretor do gabinete de estudos, planeamento e estatísticas da ARSEG, estes resultados demonstram a crescente importância e necessidade dos seguros na vida dos angolanos. “As seguradoras estão a cumprir a sua função social, proporcionando segurança e proteção aos seus clientes”, afirmou Marcelino.
Um dos destaques do relatório é o valor das indemnizações pagas pelas seguradoras, que ultrapassou os 163 mil milhões de kwanzas. Este valor demonstra a capacidade do setor em honrar os seus compromissos e a confiança dos consumidores nos seguros.
A ARSEG tem desempenhado um papel fundamental na regulação e supervisão do setor, garantindo a qualidade dos serviços prestados e a proteção dos consumidores. A agência tem promovido ações de capacitação dos profissionais do setor e incentivado a comunicação entre as seguradoras e os seus clientes.
“A ARSEG busca cada vez mais uma relação de proximidade com todas as nossas entidades supervisionadas, no sentido de garantir uma maior comunicação e promover a qualidade dos quadros que operam no setor de seguros”, afirmou César Marcelino.