Domingo, 6 de Outubro, 2024

O seu direito à informação, sem compromissos

Search
Close this search box.

Pesquisar

Mais da metade das obras do terminal de águas profundas do Caio estão concluídas

O terminal de águas profundas do Caio, em Cabinda, está a ganhar forma e promete revolucionar a economia da região. A obra, considerada um dos maiores projetos em curso na província, está a avançar a bom ritmo e conta já com uma execução física de 51% e uma execução financeira de 56%.

A construção do porto será concretizada em três fases e está avaliada em 831,9 milhões de dólares. A conclusão da primeira fase do projeto, que teve início em 2016, está prevista para dezembro 2025.

A construtora chinesa CRBC, responsável pela obra, mobilizou cerca de 1085 trabalhadores, entre nacionais e expatriados, para garantir que o projeto seja concluído dentro do prazo. A empresa está a utilizar técnicas inovadoras, como a pré-fabricação de vigas para a construção da ponte de acesso ao terminal, que terá 500 metros de extensão.

A construção do terminal está a criar oportunidades de emprego para a população local, como demonstra o caso do jovem Pitra Moyo, que iniciou sua jornada como vigilante e hoje trabalha no departamento de Recursos Humanos. “Havia necessidade de se fazer um preenchimento de uma vaga na área dos recursos humanos na qual também me candidatei e felizmente consegui”, afirma Pitra Moyo.

A governadora provincial de Cabinda, Suzana de Abreu, destacou a importância deste projeto para o desenvolvimento económico da região. “Com este terminal, poderemos resolver o problema da conectividade ao nível das rotas de transporte internacional, facilitando a redução dos custos de transporte e importação de mercadorias”, afirmou.

O terminal de águas profundas do Caio é um projeto estratégico para o governo angolano, pois permitirá aumentar o volume de carga movimentada no porto de Cabinda, atrair novos investimentos e diversificar a economia da região.

×
×

Cart