Angola está a dar um passo importante na modernização dos seus transportes públicos com a introdução obrigatória de passes a partir de 1 de dezembro. A medida, que visa combater a evasão de receitas e aumentar a eficiência operacional, promete trazer diversos benefícios para os utentes e para as empresas operadoras.
Uma das principais vantagens da utilização de passes é a redução do tempo de viagem. De acordo com as autoridades, o manuseamento de dinheiro em espécie nos transportes públicos tem contribuído para atrasos nas viagens, uma vez que os operadores perdem tempo a dar troco aos passageiros. Com a introdução dos passes, este problema deverá ser resolvido, agilizando assim o serviço.
Além disso, a medida visa combater a evasão de receitas, que atualmente ronda os 40%. Muitas vezes, o dinheiro cobrado pelos cobradores não chega às empresas operadoras, gerando um grande prejuízo para o setor. Com a utilização de passes, será possível controlar de forma mais eficiente a receita obtida com a prestação do serviço.
A segurança dos utentes também será beneficiada com a introdução dos passes. Os passageiros não precisarão mais se preocupar em carregar dinheiro consigo, reduzindo o risco de assaltos e furtos.