Uma delegação angolana, chefiada pelo Secretário de Estado para o Petróleo e Gás, José Barroso, participa da Cimeira Global Africana do Hidrogénio Verde. O evento, que se realiza em Windhoek, tem como objetivo principal definir estratégias para explorar o enorme potencial do hidrogênio verde em todo o continente africano.
A cerimónia de abertura da cimeira foi presidida pela Vice-Presidente da Namíbia, Nentumbo Uudhango. Durante os próximos três dias, chefes de Estado, ministros, líderes empresariais, promotores de projetos, investidores e tecnólogos de toda a África e do mundo vão estar reunidos para discutir e impulsionar parcerias e investimentos em projetos de energia verde de grande importância estratégica para o continente.
O hidrogénio verde, produzido a partir de fontes renováveis como a energia solar e eólica, é considerado um combustível limpo e essencial para a transição energética global. A cimeira visa explorar o papel de África como um importante produtor e exportador de hidrogênio verde, aproveitando os vastos recursos naturais do continente.
Além de impulsionar investimentos, a cimeira também busca promover a colaboração entre os setores político e industrial, visando maximizar as oportunidades do hidrogénio verde em África e contribuir para a concretização de uma transição energética sustentável e equitativa em todo o mundo.