Luanda – O governo angolano está intensificando os esforços para acelerar a execução de grandes projetos de infraestrutura em todo o país. Durante a quarta reunião plenária do Conselho Nacional de Obras Públicas, realizada nesta quinta-feira (5), foram avaliados os avanços das obras em curso nas 18 províncias, com destaque para projetos estratégicos como o aeroporto de Cabinda e a refinaria da mesma província.
A reunião, presidida pelo Ministro de Estado para a Coordenação Económica, José de Lima Massano, serviu para alinhar as ações dos diversos órgãos envolvidos na execução dos projetos e identificar eventuais desafios a serem superados. Foram abordados temas como a execução física e financeira das empreitadas, o andamento dos planos diretores provinciais e municipais, e a integração de infraestruturas essenciais como energia, água e telecomunicações.
Um dos pontos altos da reunião foi a apresentação do ponto de situação dos grandes projetos de infraestrutura, como o aeroporto de Cabinda, a refinaria da mesma província, os hospitais de Sumbe e N’Dalatando, e as infraestruturas integradas de Sumbe. Segundo a diretora do gabinete técnico do Conselho Nacional de Obras Públicas, Monteiro, o cronograma definido para os projetos está sendo cumprido, tanto por parte do governo quanto por parte das empresas construtoras.
A integração de infraestruturas é um dos pilares da estratégia do governo angolano para o desenvolvimento do país. A ideia é garantir que os grandes projetos de infraestrutura sejam acompanhados pela construção de redes de energia, água e telecomunicações, melhorando assim a qualidade de vida da população e impulsionando o desenvolvimento econômico.
Outro ponto importante abordado na reunião foi a elaboração dos planos diretores municipais, que serão financiados pelo Banco Mundial. Esses planos são fundamentais para o planeamento e desenvolvimento ordenado das cidades angolanas.