Quinta-feira, 10 de Outubro, 2024

O seu direito à informação, sem compromissos

Search
Close this search box.

Pesquisar

Governo entrega ossadas de 30 cidadãos mortos há 47 anos

Lubango – O governo angolano entregou os restos mortais de 30 cidadãos que perderam a vida em 1977, há 47 anos, no município do Humpata. A cerimônia, realizada sob o Cristo Rei, na cidade do Lubango, marcou um momento histórico de reconciliação e de justiça para as famílias enlutadas.

Os restos mortais, que estavam enterrados em uma vala comum, foram exumados e identificados através de análises de DNA. A iniciativa faz parte do programa de identificação e repatriação de restos mortais de vítimas da guerra, coordenado pela Comissão para Implementação do Plano de Reconciliação em Memória das Vítimas dos Conflitos Políticos (COVICOP).

A entrega das urnas foi acompanhada de grande emoção por parte dos familiares, que há décadas aguardavam por esse momento. Muitos deles perderam entes queridos ainda crianças e carregam as marcas da guerra em suas vidas.

A cerimônia também contou com a presença de autoridades governamentais, representantes da igreja e da sociedade civil. O governador da Huíla, Nuno Sapi, ressaltou a importância do ato para a construção da paz e da reconciliação em Angola. “Este é um gesto de humanidade e de respeito pelos nossos mortos”, afirmou.

×
×

Cart