Quarta-feira, 15 de Janeiro, 2025

O seu direito à informação, sem compromissos

Pesquisar

Benguela atrai investimentos e impulsiona o desenvolvimento económico em Angola

Benguela – A província de Benguela está a emergir como um dos principais polos de desenvolvimento económico do país, atraindo investimentos em diversos setores e impulsionando a diversificação da economia.

Projeto Elefantes Bay

O PCA da AIPEX, Arlindo Chagas Rangel, esteve na província esta quinta-feira para melhorar o alinhamento com o governo provincial. A AIPEX tem estado a trabalhar em estreita colaboração com o governo provincial para atrair investimento para a província.

O responsável pelo gabinete provincial do desenvolvimento económico integrado de Benguela, Samuel Malesi, destacou a importância da agência no apoio aos investimentos privados. Segundo Malesi, o governo provincial, em conjunto com o executivo central, está a trabalhar para criar um ambiente de negócios favorável e atrair mais investimentos para a região.

Um dos projetos mais ambiciosos em curso em Benguela é o “Projeto Elefantes Bay”, avaliado em 2,68 mil milhões de dólares, um empreendimento turístico que visa transformar a região da Bahia Farta em um polo de atração turística, com a construção de hotéis, resorts e infraestruturas de apoio.

O Corredor do Lobito, um dos mais importantes projetos de infraestrutura de Angola, também está a contribuir para o desenvolvimento económico da província de Benguela.

O PCA da AIPEX destacou a importância de atrair investimentos estrangeiros para o país, mas sublinhou a necessidade de criar marcas angolanas credíveis no mercado internacional. Para isso, o governo tem implementado medidas para desburocratizar os processos e facilitar o investimento privado.

Arlindo Chagas Rangel disse que a organização que dirige está neste momento a fazer o acompanhamento da implementação de 52 projetos, na província, avaliados em 2.9 mil milhões de dólares.

A província de Benguela possui um grande potencial de desenvolvimento em diversos setores, como a pesca, a produção de sal, o turismo e a habitação. O governo provincial, em parceria com o setor privado, está a trabalhar para explorar este potencial e transformar Benguela numa das regiões mais prósperas de Angola.

×
×

Cart