Terça-feira, 17 de Setembro, 2024

O seu direito à informação, sem compromissos

Search
Close this search box.

Pesquisar

RDC recebe primeiro lote de vacinas contra a varíola dos macacos em meio a surto epidémico

A República Democrática do Congo (RDC) dará um importante passo na luta contra a epidemia de mpox nesta quinta-feira (5), com a chegada de quase 100 mil doses da vacina contra a doença. O anúncio foi feito pela agência de saúde da União Africana (Africa CDC).

O país africano, o mais atingido pelo surto, já registou mais de 19 mil casos e 650 mortes desde o início do ano, segundo dados do Ministério da Saúde congolês. Crianças representam a maior parte dos casos confirmados, com 62% do total.

“Estamos muito satisfeitos com a chegada deste primeiro lote de vacinas à RDC”, celebrou Jean Kaseya, diretor-geral da Africa CDC. A OMS havia anunciado, no final de agosto, a disponibilidade de cerca de 230 mil doses da vacina MVA-BN para as regiões mais afetadas pelo vírus.

A mpox, também conhecida como varíola dos macacos, é uma doença viral zoonótica que pode ser transmitida entre pessoas, causando sintomas como febre, dores musculares e lesões na pele. A epidemia se espalhou por 13 países africanos, incluindo Burundi, Congo Brazzaville e República Centro-Africana.

Em Angola, apesar de casos suspeitos terem sido registados em Cabinda, Lunda Sul e Namibe, nenhum foi confirmado. As autoridades de saúde angolanas continuam a monitorar a situação e a reforçar as medidas de prevenção.

×
×

Cart