Luanda – O Partido de Renovação Social (PRS) enfrenta uma grave crise interna. Gaspar Francisco, candidato à presidente dos Renovadores Sociais, acusa o atual presidente do partido, Benedito Daniel, de desrespeitar o processo democrático e de ferir os estatutos da organização.
A principal divergência reside na realização do quinto congresso do partido, marcado para o próximo mês de outubro. Segundo Gaspar Francisco, a convocação do congresso nessas condições é uma clara demonstração de desrespeito aos estatutos do partido e ao processo democrático.
O também secretário permanente Nacional da Juventude do PRS, que teve seu gabinete fechado, disse em entrevista à imprensa, que retirará a sua candidatura caso o congresso se mantenha como está programado.
“Mesmo que eles aprovem a minha candidatura hoje, eu não aceito participar porque esse processo está viciado”, afirmou o jovem candidato. “Para nós fica claro que esse processo tem que recomeçar do zero.”
O candidato ameaça recorrer ao Tribunal Constitucional, alegando que o atual presidente do partido está a praticar atos contrários às normas estatutárias. Ele pretende impugnar o quinto congresso ordinário dos Renovadores Sociais.