Sexta-feira, 13 de Setembro, 2024

O seu direito à informação, sem compromissos

Search
Close this search box.

Pesquisar

Reunião ministerial sobre paz na RDC realiza-se amanhã em Luanda

A segunda reunião ministerial para a busca da paz e segurança no Leste da República Democrática do Congo realiza-se amanhã terça-feira (20) e na quarta-feira (21), em Luanda, com a participação das partes beligerantes, sob mediação de Angola.

A reunião visa dar corpo ao acordo de cessar-fogo que vigora desde o dia 4 de agosto, assinado em Luanda, entre os ministros das Relações Exteriores da RDC e do Ruanda.

O evento resulta das recentes deslocações que o Presidente da República de Angola, João Lourenço, na qualidade de mediador designado pela União Africana, efetuou a Kigali e a Kinshasa, nos dias 11, 12 do corrente mês de agosto, respetivamente.

Na ocasião, o Chefe de Estado procedeu à entrega de uma Proposta de Acordo de Paz, aos Presidentes Paul Kagame e Felix Tshisekedi.

Neste contexto, a reunião ministerial da próxima semana em Luanda deverá abordar essencialmente a proposta de paz duradoura submetida às partes, visando um entendimento comum, relativamente a uma solução negociada e pacífica do conflito prevalecente na região da RDC, que se agravou desde finais de 2023.

No seu discurso na 44.ª Cimeira da SADC, ocorrido sábado em Harare, Zimbabué, o Presidente João Lourenço disse que o conflito no Leste da RDC constitui um desafio ao qual “temos vindo a fazer face, com perspetivas animadoras”.

“Tendo em conta os entendimentos alcançados sobre o cessar-fogo nessa região entre a República do Ruanda e a RDC em vigor desde o dia 4 de agosto, vamos trabalhar no sentido de serem dados passos concretos para a negociação e assinatura de um acordo de paz definitivo”, referiu.

Afirmou que República de Angola, no seu papel de mediador, submeteu ao Ruanda e à RDC um projeto de acordo de paz, que está a ser apreciado por ambos e começará a ser discutido e negociado entre delegações ministeriais da RDC e do Ruanda, a partir do próximo dia 20 de agosto, em Luanda.

Recentemente, no seu discurso de posse para mais um mandato, o Presidente do Ruanda, Paul Kagame, agradeceu o estadista angolano pelos esforços que tem levado a cabo para a pacificação do Leste da RDC, cuja crise instalada afetou as relações entre os dois países vizinhos.

O conflito no Leste da RDC, que persiste desde 2022, é liderado por forças do Movimento rebelde M23, que supostamente têm sido apoiadas por forças do governo ruandês.

Fonte: Angop

×
×

Cart