O Presidente da República de Angola, João Lourenço, embarca nesta sexta-feira rumo à cidade de Harare, capital da República do Zimbabué, onde participará na 44ª Cimeira de Chefes de Estado e de Governo da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC).
A cimeira, que acontecerá ao longo deste sábado, é o culminar de uma semana de intensas reuniões preparatórias entre peritos e ministros dos países membros.
A presença de João Lourenço na cimeira reveste-se de especial importância, uma vez que marca o fim do seu mandato como Presidente em exercício da SADC, cargo que assumiu em agosto do ano passado em Luanda, sucedendo ao Presidente Félix Tshisekedi, da República Democrática do Congo.
Com a conclusão do seu ciclo de um ano à frente da organização regional, Lourenço passará a liderança ao Presidente do Zimbabué, Emmerson Mnangagwa, que guiará os destinos do bloco regional até agosto de 2025.
Durante a cimeira, João Lourenço terá a honra de proferir o discurso principal, uma última oportunidade para destacar os avanços e desafios enfrentados pela SADC sob sua liderança.
O evento contará ainda com um discurso de aceitação de Mnangagwa como novo Presidente da organização, seguido por momentos culturais que celebram a diversidade da região.
A agenda do dia será encerrada com um banquete oferecido pelo Presidente anfitrião, já investido como líder da SADC.
João Lourenço retornará a Luanda no domingo, após concluir mais uma missão multilateral, consolidando o papel de Angola na política externa africana e preparando-se para a próxima etapa: assumir a presidência da União Africana no início de 2025.