Três indivíduos foram detidos pelos Serviços de Investigação Criminal (SIC) por tentarem roubar a imagem da Nossa Senhora da Muxima, que estava depositada no interior da Igreja São Francisco de Assis, em Viana, Luanda.
Segundo o porta-voz do SIC, Fernando Carvalho, que falava nesta segunda-feira (5) a imprensa, tudo se desencadeou no dia 30 de julho do corrente ano, por volta das 21 horas, quando os implicados, ao se fazerem passar por fiéis, participaram da missa e ao terminar esconderam-se no interior da igreja até que o fluxo de pessoas diminuiu.
Uma vez o local vazio, um dos implicados em posse de um martelo e escopo dirigiu-se ao cofre onde são guardados os dízimos e ofertas, tentou arrombar o cadeado, porém sem sucesso, pelo que com apoio dos comparsas dirigiu-se à cave onde se encontrava a imagem da Nossa Senhora da Muxima e quando retiravam a estátua foram surpreendidos pelo vigilante da paróquia que os indagou e sem justificativa meteram-se em fuga.
Participado o ilícito, uma equipa operacional da direcção municipal de Viana em coordenação com efectivos da ordem pública realizou um trabalho de buscas que culminou na detenção dos implicados, bem como a apreensão dos meios usados na acção no mesmo dia.
De recordar que os implicados são dois homens e uma mulher com idades compreendidas entre os 30 e 43 anos de idade. Os implicados já forma presentes ao Ministério Público e ao juiz de garantias, estando agora os implicados em prisão preventiva indiciados do crime de associação criminosa e tentativa de furto qualificado.