Segunda-feira, 22 de Dezembro, 2025

O seu direito à informação, sem compromissos

Pesquisar

PR viajou hoje 45 km de comboio do Bungo ao novo Aeroporto de Luanda

O Chefe de Estado angolano viajou hoje, quarta-feira 5, de comboio, num percurso de cerca de 45 quilómetros, do Bungo até ao Aeroporto Dr. António Agostinho Neto, em trabalho de campo que visou constatar o estado de execução das obras de melhorias das estações ferroviárias e áreas adjacentes ao percurso Bungo/Aeroporto Dr. António Agostinho Neto.

PR viajou hoje de comboio do Bungo ao novo Aeroporto de Luanda

Obras visam melhoria a circulação do comboio, que vai transportar centenas de passageiros do novo aeroporto à cidade de Luanda e vice-versa.

Em declarações à imprensa, o presidente do Conselho da Administração da Agência Nacional de Transportes Terrestres, Enio Costa, disse que algumas interferências na via férrea, como a venda anárquica de produtos por parte de cidadãos em algumas áreas adjacentes ao caminho-de-ferro e a melhoria de infras-estruturas nas estações ferroviárias, impedem a normal circulação do comboio, que prevê transportar mais de 700 pessoas nas frequências.

Para o coordenador do Aeroporto, Paulo Nobrega, nesta altura estão em curso testes dos equipamentos para o pleno funcionamento da infra-estrutura moderna, com início previsto ainda para o presente ano, bem como a formação do pessoal que vai funcionar no aeroporto.

Esclareceu que a abertura faseada do aeroporto ocorre por razões de segurança, testes, certificação e treinamento de pessoal, para avaliar a demanda real, procedimentos que ajudam a minimizar riscos e garantir uma transição suave para a operação completa.

O Aeroporto Dr. António Agostinho Neto ocupa uma área de 1.324 hectares e terá capacidade para 15 milhões de passageiros e um volume de carga de 130 mil toneladas por ano.

Possui duas pistas duplas e está dimensionado para receber, entre outras, aeronaves do tipo B747 e A380, actualmente o maior avião comercial, além de contemplar a construção de raíz de uma cidade aeroportuária que cobrirá uma área de construção de 75km2.

A pista sul, a maior do aeroporto, tem quatro mil metros por 60 de largura, e recebeu, em Junho de 2022, o primeiro voo experimental de uma aeronave do tipo Boeing 777 da companhia de bandeira nacional TAAG.

O aeroporto foi concebido para ser um HUB (placa giratória onde se concentra grande número de voos a determinadas horas), com ligações domésticas, regionais e internacionais, sendo a principal porta de entrada de Angola para o mundo.

Segundo previsões do Governo angolano, a entrada em funcionamento da infra-estrutura impulsionará o crescimento do transporte aéreo nacional e regional, podendo beneficiar, aproximadamente, 415 milhões de habitantes na sub-região.

Mais Lidos
  • No results available
×
×

Cart