Domingo, 22 de Fevereiro, 2026

O seu direito à informação, sem compromissos

Pesquisar

Morreu o cantor Justino Handanga

O cantor Justino Handanga morreu esta madrugada, em Luanda, vítima de doença.

Morreu o cantor Justino Handanga

O cantor faleceu no Complexo Hospitalar Cardeal Dom Alexandre do Nascimento, onde estava a receber assistência médica.

A governadora da província do Huambo, Lotti Nolika, mostrou-se, esta segunda-feira, em Luanda, consternada com a morte daquele que considerou ser um grande filho, amigo e companheiro.

Por sua vez, o cantor Paulo Flores escreveu na sua página do Facebook: “Uma das vozes mais representativas do sul de Angola, que nos encantou a todos. Descansa em paz Justino Handanga”.

Já o músico Bessa Teixeira, companheiro de “trincheira”, considerou Justino Handanga um cantor “inédito” pela sua capacidade musical de criar letras sobre o quotidiano.

Referiu que o músico deixou o seu legado para toda sociedade angolana, de Cabinda ao Cunene.

Por seu turno, a cantora Edna Mateia disse que além de ser uma estrela da música do país, era uma das suas referências como artista.

Justino Handanga, com um vasto repertório e vários sucessos, nasceu a 1 de Janeiro de 1969, na aldeia de Ndoluka, comuna da Luvemba, município do Bailundo, província do Huambo.

Possui dois discos no mercado musical, sendo o primeiro “Ondjonguele Ya Telisiwã (Alvo Atingido) ”, lançado em 2004 e o segundo “ Homenagem ao empresário Valentim Amões”, lançado em 2011.

Participou, em 2005, da 15ª edição do Top dos Mais Queridos da Rádio Nacional de Angola, ficando em 3° lugar, com a conhecida música “Paulina” e, em 2006, ficou em 5° lugar, partilhando o mesmo palco com o saudoso músico Bangão.

Justino Handanga, músico do estilo popular, iniciou a carreira musical na década de 80, após ter perdido os seus progenitores, aos cinco anos, com a participação no concurso denominado “Pió-Pió”, realizado aos domingos, pela Organização de Pioneiros Agostinho Neto (OPA), no município do Bailundo, onde imitava músicos nacionais e internacionais.

Aos 17 anos, Justino Handanga, um dos pesos-pesados do cancioneiro nacional, ingressou nas ex-Forças Armadas Populares de Libertação de Angola (FAPLA) e fez parte de um grupo musical da corporação, denominado “Pela Paz”.

O autor dos sucessos como “Ndumbalundo”, “Olonamba”, “Tenho saudades”, “Paulina”, “Carlito” e “Abílio”, ingressou nas fileiras da Polícia Nacional de Angola no dia 10 de Outubro de 1992, após cumprir o serviço militar nas antigas FAPLA.

Angop

Mais Lidos
  • No results available
×
×

Cart