Quarta-feira, 5 de Fevereiro, 2025

O seu direito à informação, sem compromissos

Pesquisar

Corredor do Lobito vai alavancar a economia – Ministro de Estado

O relançamento da plataforma logística do Corredor do Lobito constitui uma oportunidade para a economia e uma importante fonte de emprego, principalmente para a juventude, afirmou esta quarta-feira, o Ministro de Estado para Coordenação Económica, Manuel Nunes Júnior.

O governante teceu estas considerações durante a abertura da décima segunda edição da Feira Internacional de Benguela (FIB), que decorrerá até ao dia 27 de Maio, tendo como tema principal “o Corredor do Lobito”.

Segundo Manuel NunesJúnior, a entrada em funcionamento do Consórcio “Atlantic Railway”,  que vai tratar da implementação deste importante trajecto, está para breve.

“Neste grande esforço que estamos a fazer para o aumento da produção nacional, devemos contar sempre com a cooperação daqueles países que queiram trabalhar connosco”, alertou.

A propósito, disse que Angola é um país aberto ao mundo e, neste “grande trabalho” que se está a fazer para reforçar a sua base produtiva, os empresários angolanos estão abertos a fazer parcerias com outros países possuidores de know-how, para que passem rapidamente a ter acesso ao que de melhor o mundo pode proporcionar.

Referindo-se à FIB, disse ser mais uma oportunidade  para apresentação aos investidores do potencial económico da província e daquilo que vários sectores da economia têm estado a fazer.

A posição geográfica da província de Benguela constitui um privilégio especial, pois, além de ser uma placa giratória que dá acesso a todas as regiões do país, ela comporta o Porto do Lobito e o Caminho de Ferro de Benguela, disse.

Mais de 300 empresas, nacionais e estrangeiras, participam na presença edição da FIB, com destaque para os ramos da construção civil, indústria alimentar, de bebidas, banca, telecomunicações, agro-pecuária, pescas, prestação de serviços, seguros, dentre outras.

Na sua opinião, esta característica torna a província “um centro de grande potencial económico do país, com grande capacidade para atracção de importantes investidores nacionais e estrangeiros.

Angop

×
×

Cart