Sexta-feira, 10 de Outubro, 2025

O seu direito à informação, sem compromissos

Pesquisar

Luanda fica parcialmente sem energia eléctrica no domingo (16)

A empresa gestora da Rede Nacional de Transporte de Electricidade (RNT) informa que no dia 16 de abril, domingo, será feito um desligamento urgente da subestação de Transporte Viana que parcialmente afectará algumas zonas de cidade capital.

Em comunicado divulgado à imprensa esta sexta-feira (14), a que esse jornal teve acesso, RNT-EP informa que devido às chuvas que assolaram o país nesta quarta-feira (12), três torres da linha de transporte de 220 KV Cambambe-Viana foram derrubadas, deixando vulnerável a subestação de Viana que alimenta um número considerável de subestações de distribuição.

“Desde modo, será feito um trabalho de religação de outra linha de transporte de 220 KV Catete-Viana que se encontra fora de serviço por causa de um defeito existente na mesma subestação”.

Consequentemente, “no domingo, dia 16, das 06:00 às 14:00 horas, será realizado o desligamento de urgência da subestação de transporte 220/60 KV Viana a fim de se permitir a reconexão da linha de transporte de 220 KV Catete-Viana”, informa a RNT.

Os trabalhos vão afectar as subestações do Cazenga 220/60 KV, Filda e Viana (pertencentes a RNT), assim como também as subestações da ENDE da CAOP, Zona Económica Especial (ZEE), PIV II, Zango I e II, Kikuxi, Estalagem, ‘S Acail, PIV I, Viana-vila, Gamek, CFL, Filda ENDE, Gika e Maianga, Quarteis, Cuca e Mutamba, Lagoa São Pedro, Ngola Kiluange, Siderugia, e Cacuaco-vila.

A RNT salienta que “esses trabalham visam garantir maior disponibilidade e fiabilidade do sistema eléctrico público, assim como a melhoria da qualidade do serviço de fornecimento de energia eléctrica aos consumidores.”

“A RNT-EP apela à compreensão da população em virtude dos constrangimentos resultantes”, termina a nota.

×
×

Cart