Quarta-feira, 29 de Maio, 2024

SJA reafirma defesa da liberdade de imprensa

O Sindicato dos Jornalistas Angolanos (SJA) celebra, nesta terça-feira, 31 anos da sua constituição, com o foco na luta pela manutenção da liberdade de imprensa.

O Guardião

Trata-se da primeira associação sindical constituída no pós-independência, quando um grupo de corajosos jornalistas decidiu desafiar o contexto da altura (1992) e fundar o SJA, para defesa da liberdade de imprensa e condições sociais dignas.

Num post na sua página do facebook, o secretário-geral do SJA, Teixeira Cândido, frisou que a organização está firme na luta  por uma liberdade de imprensa efectiva em Angola, bem como na exigência das condições sociais para os profissionais da classe.

Sublinha que algumas conquistas foram alcançadas, como é o caso da implementação dos qualificadores ocupacionais nos órgãos públicos.

No sector privado, reconhece que a situação ainda “é deplorável”, constituindo-se num desafio da sua direcção para os próximos tempos.

A data será marcada pela realização, hoje, de uma palestra sobre “Media Digital”, verdadeiro rosto do pluralismo jornalístico em Angola.

Angop

×
×

Cart