Quinta-feira, 28 de Março, 2024

Governo quer reduzir peso do sector petrolífero em 20 % do PIB

O ministro da Economia e Planeamento (MEP), Mário Caetano João, disse esta quarta-feira, em Luanda, que o Governo perspectiva um crescimento médio anual económico de 3,5% para reduzir o peso do sector petrolífero em apenas 20% do Produto Interno Bruto (PIB), em 2027.

Sublinhou que, para tal, requer-se que o sector não petrolífero cresça 4,5% e o petrolífero, aproximadamente 1.1% anualmente.

“ (…) Vamos fazer com que o sector não petrolífero tenha uma responsabilidade de aproximadamente 80% do PIB”, indicou o governante, lembrando que o referido sector contribui, actualmente, com cerca de 25%.

O ministro destacou a realização, pelo Governo, do Programa de Reforma Macroeconómica, com apoio do Fundo Monetário Internacional (FMI), que permitiu estabilizar todos os indicadores macroeconómicos, com uma inflação de 13%.

Recordou que, antes, a situação macroeconómica apresentava níveis substanciais, chegando a ter uma inflação que rondava aos 27% e uma dívida pública que se aproximava aos cerca de 120 % do PIB.

Mário Caetano João diz que a perspectiva para 2023 é transformar todos os ganhos do MEP num bem institucional e trabalhar na sustentabilidade, fecho da Estratégia de longo prazo e do Plano de Desenvolvimento Nacional (PDN) 2023-2027.

Segundo o ministro, o PND vai ser diferente porque “não queremos um plano focado apenas nas despesas públicas, onde o Estado não pode ser o único a implementar o plano, devendo fazer com os seus parceiros nacionais e internacionais tenham mais espaço”.

O Governo, frisou, está num processo de planeamento do PND que vai fazer surgir o Programa de Apoio à Produção, Diversificação das Exportações e Substituição das Importações-PRODESI 2.0.

“Gostaríamos financiar 1500 projectos este ano. O Planagrão vai absorver cerca de 230 mil milhões de kwanzas e o Planapecuária, aproximadamente 500 mil milhões de kwanzas”, reforçou.

Explicou que em 2022 foram financiados cerca de 2 mil operadores económicos no país e registados 100 produtores no Portal de Produção Nacional.

O Ministério da Economia e Planeamento promoveu hoje o evento de balanço e perspectivas (MEP 2022-2023), tendo, na ocasião, entregue distinção as empresas e pessoas que contribuem no processo de implementação do Programa de Apoio à Produção, Diversificação das Exportações e Substituição das Importações (PRODESI) e do Programa de Reconversão da Economia Informal (PREI).

×
×

Cart