Sexta-feira, 29 de Março, 2024

Grupo Estado Islâmico reivindica atentado na RDCongo que causou pelo menos 23 mortos

O grupo terrorista Estado Islâmico (EI) reivindicou hoje a responsabilidade por um atentado na noite de domingo no leste da República Democrática do Congo (RDCongo) que, segundo as autoridades do país africano, causou pelo menos 23 mortos.

O Guardião

“Combatentes do Estado Islâmico levaram a cabo um ataque surpresa na noite de domingo a reuniões cristãs dentro de um bar e casas na aldeia de Makungwe, na região de Kivu”, disse a agência Amaq, afiliada aos terroristas, num comunicado transmitido na plataforma Telegram.

Segundo a mesma fonte, os ‘jihadistas’ usaram metralhadoras e facas para o ataque, que mataram “pelo menos 26 cristãos” e também causaram “incêndios em várias das suas casas e pilhagem de alguns dos seus bens”.

Um deputado congolês da província do Kivu Norte, onde o incidente teve lugar, disse hoje que 23 pessoas foram mortas no domingo à noite durante o ataque, que atribuiu aos rebeldes das Forças Democráticas Aliadas (ADF).

As ADF são um grupo rebelde de origem ugandesa, mas estão atualmente sediadas nas províncias do Kivu Norte e Ituri, perto da fronteira que a RDCongo partilha com o Uganda.

Os objetivos do grupo não são claros, para além de uma possível ligação com o Estado Islâmico que, por vezes, reivindica a responsabilidade pelos seus ataques.

Desde 1998, o leste da RDCongo tem estado mergulhado num conflito alimentado pelas milícias rebeldes e pelo Exército, apesar da presença da missão das Nações Unidas na RDCongo (Monusco), com 16.000 militares uniformizados no terreno.

Lusa

×
×

Cart