A UNITA propõe-se a assegurar aos angolanos, nos próximos cinco anos, um fundo para desempregados, disse esta quarta-feira, em Luanda, o candidato a deputado, Justino Pinto de Andrade.

Segundo o político, que falava no tempo de antena do partido na Rádio Nacional de Angola (RNA), é prioridade desta formação, caso vença as eleições e constitua governo, proteger todo o cidadão em idade activa, que se encontre em situação de desemprego.
Sem entrar em pormenores sobre o referido fundo, o candidato afirmou que, para combater o desemprego no país, a UNITA pretende dar maior atenção a formação técnico-profissional dos jovens e proporcionar um ambiente de negócio fluído com o apoio da banca.
Aliado a essas medidas, o partido contempla a intensificação de acções versadas a diversificação da economia, com realce a actividades de maior empregabilidade.
O estímulo ao auto-emprego, empreendedorismo e a protecção dos cidadãos nacionais quanto a empregabilidade em obras públicas constam também das medidas do partido para combater o desemprego no período de 2022/2027.
Esta força política prevê ainda a alteração da política fiscal e trabalhar no sentido de reduzir a desigualdade de oportunidades entre trabalhadores.
As eleições de 24 de Agosto terão pela primeira vez a participação de angolanos residentes no exterior. Para o sufrágio estão registados 14 milhões, 399 eleitores, dos quais 22.560 no estrangeiro.
Concorrem ao pleito a UNITA, o MPLA, PRS, PHA, P-NJANGO, FNLA, APN e a CASA-CE.
Angop

