Quarta-feira, 5 de Fevereiro, 2025

O seu direito à informação, sem compromissos

Pesquisar

Aeroporto Internacional Agostinho Neto recebe primeiro voo experimental

O voo experimental da companhia aérea angolana TAAG aterrou às 13h00, desta sexta-feira, no Aeroporto Internacional Dr. António Agostinho Neto, em Bom Jesus (Luanda).

A chegada do Boeing 777, que partiu do Aeroporto 04 de Fevereiro, em Luanda, marca o início do processo de certificação deste Aeroporto Internacional, que deverá durar cerca de 18 meses, a fim de apurar se o projecto cumpriu com as regras internacionais para a construção de aeroporto do género e se existe pessoal técnico para operar num aeródromo daquela dimensão.

O voo de teste, sem passageiros, recebeu à chegada um baptismo de arco d’água por dois carros da Protecção Civil e Bombeiros, estacionados na pista.

O voo experimental serviu para testar a pista, as condições climatéricas, a sinalização necessária para aterragem, ou seja, um conjunto de aspectos técnicos que vêm já sendo preparados desde Janeiro último.

O processo de certificação é levado a cabo por uma equipa especializada e contará com o apoio de alguns órgãos irrelevantes, como a própria ICAL – Organização Internacional da Aviação Civil, que é a entidade máxima de certificação a nível da aviação civil internacional. O processo de certificação se estenderá até 2023.

Localizado em Bom Jesus, município de Icolo e Bengo, o novo Aeroporto Internacional de Luanda, baptizado com o nome do primeiro Presidente da República de Angola, foi projectado para receber 15 milhões de passageiros por ano, sendo 10 milhões de passageiros internacionais e cinco milhões domésticos.

Vai absorver um volume de mercadorias de 50 mil toneladas/ano e ocupa uma área de 1.324 hectares.

A infra-estrutura possuí duas pistas duplas e está dimensionado para receber aeronaves do tipo B747 e A380 – actualmente o maior avião comercial, além de contemplar a construção de raiz de uma cidade aeroportuária que cobrirá uma área de construção de 75km2.

A cerimónia, presenciada pela viúva do primeiro Presidente de Angola, Maria Eugénia Neto, foi marcada por um espectáculo de voo rasante da Esquadrilha da FAN – SU 30, K8 com fumaça com cores da Bandeira Nacional e lançamento de paraquedistas.

Angop

×
×

Cart