Ruanda continua comprometida a receber os migrantes enviados pelo Reino Unido após o cancelamento do primeiro voo previsto para terça-feira por uma decisão judicial europeia de última hora, afirmou nesta quarta-feira a porta-voz do governo.
“Não estamos desencorajados por estes acontecimentos. Ruanda continua completamente comprometida a fazer com que esta aliança funcione”, disse à AFP a porta-voz do governo, Yolande Makolo.
“Ruanda continua preparada para receber os migrantes quando eles chegarem e para oferecer segurança e oportunidades no nosso país”, acrescentou.
O governo britânico quer enviar migrantes a este país do leste da África, que fica a 6.500 km de Londres, desencorajar as chegadas ilegais através do Canal da Mancha, um plano criticado por ONGs e chamado de “imoral” pela Igreja Anglicana.
O primeiro voo com pelo menos 10 imigrantes sem documentos estava programado para terça-feira, mas foi cancelado à última hora após vários recursos judiciais e uma decisão urgente do Tribunal Europeu de Direitos Humanos.