O Governo angolano procedeu, esta terça-feira, no município do Cazenga, Luanda, à apresentação pública da Banda Desenhada sobre o Orçamento Geral do Estado, dirigida a crianças e adolescentes do país.
A iniciativa é do Ministério das Finanças, em parceria com o Fundo das Nações Unidas para Infância (Unicef).
Trata-se de uma acção que permite ao Governo de Angola e, em especial, ao Ministério das Finanças, reforçar a inclusão da criança na sua agenda de políticas públicas, de acordo com o compromisso 11 sobre a criança no Plano Nacional de Desenvolvimento e no Orçamento Geral do Estado.
Na mesma senda, procura-se, com a iniciativa, despertar nas crianças o interesse pelas finanças públicas para que se tornem, desde tenra idade, mais conscientes sobre o processo orçamental e o impacto da gestão das finanças públicas nas suas vidas e da comunidade no geral.
Denominada “O Bolo para Todos Nós”, a publicação é ilustrada e produzida pelo cartoonista Sérgio Piçarra. Conta com uma tiragem inicial de 10 mil exemplares a serem distribuídos em várias escolas do país.
A mesma traz conceitos complexos sobre a orçamentação, abordados de forma simplificada e pedagógica, como o recurso de metáforas para uma fácil compreensão dos menores.
Co-presidida pelas ministras das Finanças e da Educação, respectivamente, Vera Daves de Sousa e Luísa Grilo, a actividade contou com a presença de algumas crianças e decorreu na Escola 1324 “Ambrósio Lukoki”, na Centralidade do Calawenda, no Cazenga.
A actividade acontece na véspera da celebração do Dia da Criança Africana, a assinalar-se a 16 de Junho. Contou também com a participação do representante do Unicef em Angola, Ivan Yerovi, do vice-governador de Luanda para a Área Social, Dionísio da Fonseca, do administrador municipal do Canzega, Tomás Bica, entre outros convidados.
Responsáveis destacam importância da iniciativa
A ministra da Educação manifestou satisfação com a elaboração da Banda Desenhada, pelo contributo na elaboração do OGE, tendo assegurado todo apoio e colaboração na disseminação da informação que o “Bolo para Todos Nós” contém a todas as escolas do país.
Já a ministra das Finanças ressaltou que a comunicação e a sensibilização dos cidadãos em geral sobre a importância e revelação do OGE é uma prioridade do Governo de Angola, que, atráves do seu sector em colaboração com outros departamentos ministeriais, tem procurado levar a acabo um conjunto de acções tendentes a aumentar a compreensão de todos sobre o processo de gestão dos recursos financeiros públicos.
Por seu turno, o representante do Unicef em Angola destacou a importância da iniciativa, porquanto o “orçamento de uma Nação é uma das políticas mais importantes para as crianças do país, pois é através do mesmo que os meios necessários para o cumprimento dos direitos de todas as crianças são alocados.
Angop