Segunda-feira, 13 de Maio, 2024

Governo entrega ossadas de Nito Alves

As ossadas de Nito Alves, antigo dirigente que pereceu na intentona de 27 de Maio de 1977, tal como de Jacob João Caetano “Monstro Imortal”, Arsénio José Lourenço Mesquita “Sianuk” e de Ilídio Ramalhete serão entregues esta quarta-feira (8), em Luanda, de acordo com Comissão de Reconciliação em Memória das Vítimas dos Conflitos Políticos (CIVICOP).

Em declarações à imprensa, o ministro da Justiça, Francisco Queiroz, que dirigiu a reunião, salientou que a cerimónia para a entrega das ossadas  terá lugar no Quartel General do Exército e será de carácter político. 

Explicou que os  quatro (4) corpos foram retirados de um local onde existiam cerca de 20 indivíduos, sendo que os outros ainda estão a ser objecto de análises do ponto de vista genético, para determinar o ADN.

No entanto, esclareceu que muitos deles já têm o registo concluído, faltando apenas cruzar estes com os dados das famílias, algumas delas a residir em Portugal. 

“O referido registo não veio com os técnicos de Portugal,  porque as famílias indicaram especialistas em quem confiam para que fossem eles a trazer o sangue para Angola”, acrescentou.

Em relação a este aspecto, disse não haver imposição, pois o que se pretende é dar ao mesmo toda a transparência, segurança técnica e científica de que necessita.

Deu ainda a conhecer a existência de outros lugares já cadastrados e identificadas para início dos trabalhos, sendo que a maior parte deles estão na capital do país, daí que a seu tempo serão tornados públicos.

As equipas de trabalho estão divididas em quatro (4)  subgrupos,  sendo o primeiro de micro-localização e exumação dos ossos, o segundo de análise (que e o médico forense) , o terceiro é o responsável pelas certidões de óbitos e o quarto da comunicação social. 

O governante fez saber que, desde o início dos trabalhos, foram entregues já mais de duas  mil certidões de óbito às famílias enlutadas. 

Agradeceu  a colaboração dos familiares para a execução desses processos, possibilitando que os mesmos possam realizar o funeral dos seus ente-queridos com dignidade,  daí ter apelado aos mesmos para que  continuem com este interesse. 

Angop

×
×

Cart