Domingo, 22 de Dezembro, 2024

O seu direito à informação, sem compromissos

Search
Close this search box.

Pesquisar

ERU passa a gerir os concursos públicos

A Entidade Recrutadora Única (ERU) passa a partir de hoje, sexta-feira, a gerir a realização dos concursos públicos a nível nacional, com vista a resgatar os princípios de segurança e confiança nos funcionários públicos.

A presidente do Conselho de Administração da Escola Nacional de Administração e Políticas (ENAPP-EP), Amélia Milena Domingos, que falava á imprensa durante apresentação do novo modelo de concurso público, sublinhou que doravante o concurso será feito pela Plataforma Tecnológica do Sistema Integrado.

A Plataforma tem um sistema indicado para identificar pessoas com deficiências durante o concurso público, de maneira a cumprir os quatro por cento estipulados por lei.

Amélia Milena Domingos reiterou que o objectivo da criação da plataforma é de evitar intervenção durante o processo de recrutamento.

‘’A plataforma foi desenvolvida pelos técnicos do Instituto de Modernização Administrativa (IMA) e do ENAPP, sendo os jurados os únicos com acesso ao código”, disse.

Assim sendo, a realização do Concurso Público será feita de acordo a solicitação de vagas de cada sector.

Explicou, por outro lado, que o corpo de jurado do concurso público será constituído por membros da ENAPP, indivíduos da sociedade civil e renovados em função de cada seleção

“Os júris terão um código criptografado para acessar o sistema e outro para codificar as folhas, sendo proibidos de transmitir a terceiros”, disse

Nesta senda, os candidatos apurados deverão frequentar as acções formativas da ENAPP, conforme está estipulado para cada funcionário selecionado, desde as contínuas e obrigatórias.

Entre as entidades que solicitam o ENAPP estão o Ministério das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social, Ministério da Energia e Águas e AIPEX.

Realçou que neste momento, a ERU está a supervisionar o primeiro concurso Público com 867 candidaturas pertencentes ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação.

A ERU foi instituída pelo Decreto Presidencial n°207/20, de 3 de Agosto, para organizar e gerir os procedimentos de concurso público e ingresso de pessoal na administração central e nos Institutos públicos.

Angop

×
×

Cart