Os Presidentes de Angola e de São Tomé e Princípe, respectivamente, João Lourenço e Carlos Manuel Vila Nova, estiveram reunidos essa manhã no Palácio Presidencial, em Luanda, para a abordagem do rumo da cooperação bilateral entre Angola e São Tomé.
À chegada ao Palácio da Cidade Alta, Carlos Vila Nova, que está em Angola desde domingo (8), para uma visita de trabalho de três dias, recebeu cumprimentos de boas-vindas do estadista angolano.
Após a entoação dos hinos dos dois países, o Presidente santomense saudou os membros do Executivo angolano, perfilados à entrada principal do Palácio Presidencial.
Depois do encontro em privado, os dois estadistas foram para o almoço oferecido por João Lourenço.
No período da tarde, os dois Chefes de Estado farão declarações à imprensa, na parte exterior do jardim do Palácio Presidencial.
Angola e São Tomé e Príncipe formalizaram a cooperação em Fevereiro de 1978, através do Acordo Geral de Amizade e de Cooperação e da Comissão Mista Bilateral criada em Janeiro de 1980.
Em 1995, rubricaram um acordo de Protecção Recíproca de Investimentos, com vista à criação de condições favoráveis para estimular as iniciativas privadas e intensificar a cooperação económica entre ambos os Estados.
Membros da Comunidade dos países de Língua Portuguesa (CPLP) e da Comissão do Golfo da Guiné (CGG), Angola e São Tomé e Príncipe mantêm excelentes relações políticas, diplomáticas, de cooperação e amizade.
Angop