O presidente da grupo parlamentar da UNITA, Liberty Chiyaka, defendeu hoje, sexta-feira, no Lubango, província da Huíla, mais liberdade na imprensa pública.
O político fez este pronunciamento durante uma conferência de imprensa, sobre o ambiente político no país, apelando para a necessidade de ver os meios de comunicação mais equilibrados na abordagem política.
Segundo o político, a melhoria desse pressuposto passa também pela revisão do modelo funcional da Entidade Reguladora da Comunicação Social, ERCA.
Chiyaka defende que essa instituição seja uma entidade constituída por profissionais independentes e deveria ser facto a principal fiscalizadora e não Ministério afim.
Realçou que os primeiros dois anos de governação do Presidente João Lourenço foram de “competição saudável”, mas depois a situação regrediu, afirmando que o actual ambiente político “é intolerância e de exclusão”.
O líder do grupo parlamentar da UNITA, Liberty Chiyaka, está na província da Huíla desde segunda-feira última, em serviço político-partidário e iniciou hoje uma digressão por alguns municípios do interior, para sequência a sua actividades, ao todo num período de 14 dias.
Angop