Sexta-feira, 10 de Outubro, 2025

O seu direito à informação, sem compromissos

Pesquisar

Governo cria reserva estratégia alimentar

O ministro da Economia e Planeamento, Mário Caetano de Sousa, anunciou, esta quinta-feira, a implementação, no decurso deste ano, de uma reserva estratégica alimentar no país.

O governante, que falava no final da sessão do Conselho de Ministros, orientada pelo Presidente da República, João Lourenço, indicou que a medida enquadra-se no processo de aumento da produção e do consumo.

Segundo o ministro, as medidas visam fazer com que as famílias possam ter maior poder de compra nestes momentos em que há algumas interrupções na cadeia logística global, o que está fazer com que haja variação nos preços não só em Angola como a nível mundial.

Baixa de preços dos produtos essenciais

Mário Caetano informou que o Executivo adoptou a racionalização da tributação do sector produtivo, visando baixar os preços e aumentar o poder de compra das famílias para os produtos de amplo consumo.

Lembrou que há dois meses foi adoptada outra medida relacionada com os direitos de importação para uma série de produtos, que são mais importados e que têm impacto no consumo das famílias.

Mário Caetano de Sousa reconheceu que a introdução do Imposto sobre o Valor Acrescentado (IVA) elevou o nível de preços.

Finanças

Igualmente hoje, a ministra das Finanças, Vera Daves, perspectivou, para 2022, um crescimento económico do país, com base no crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) que deverá crescer 2,4 por cento.

No quadro da projecção, espera-se que o sector petrolífero contribua com um crescimento na ordem de 1,6 por cento e o não petrolífero na ordem dos 3,1 por cento.

Angop

×
×

Cart