Angola recebeu, este sábado, 50 mil doses da vacina Sputinik V, numa doação do Governo da Sérvia.

A doação na sequência da assinatura de um memorando, em Agosto último, aquando da visita do ministro dos Negócios Estrangeiros da República da Sérvia, Nikolas Sellakovic.
Em declarações à imprensa, o secretário de Estado para a Saúde Pública, Franco Mufinda, deu a conhecer que se trata de 25 mil doses da componente 1 e 25 mil da 2.
Franco Mufinda reiterou que o governo angolano continua com o processo de aquisições para se poder responder ao plano de vacinação que contempla um alcance até 7 milhões de pessoas até o final do ano.
Conforme o responsável, o governo tem previsto a chegada de 13 milhões de doses de vacinas até Dezembro deste do ano.
Para melhor atender o público, Franco Mufina adiantou que, para além dos postos habituais de vacinação de alto rendimento, estão a trabalhar com brigadas avançadas em algumas aglomerações populacionais.
O responsável apelou a população a observar as medidas de biossegurança individuais e colectivas.
Por seu turno, o embaixador da Sérvia, Milos Perisic, disse que a luta contra a Covid-19 não é individual, pelo que o governo do seu país se juntou aos esforços de Angola.
O processo de vacinação em Angola iniciou-se em Março deste ano, com a administração da primeira dose da vacina AstraZenica.
O plano de vacinação em curso prevê imunizar cerca de 15.7 milhões de angolanos maiores de 16 anos, e reduzir a mortalidade e o número de casos de Covid-19, bem como permitir a retoma do normal funcionamento das actividades económicas e sociais.
A primeira fase abrangeu os profissionais de saúde, forças de defesa e segurança, idosos, portadores de comorbilidades e professores.
Angop