A seleção angolana de andebol feminino, a cumprir a sétima participação consecutiva nos Jogos Olímpicos, estreou-se hoje com uma derrota em Tóquio2020, ao perder com Montenegro por 33-22.
Em encontro da primeira jornada do Grupo A, a formação africana, que tem como melhor registo olímpico o sétimo lugar de 1996, só conseguiu equilibrar o encontro na primeira parte, que terminou a perder por um golo (13-12).
Na segunda parte, Montenegro, medalha de prata nos Jogos Olímpicos Londres2012 (derrota na final com a Noruega por 26-23), dominou por completo e acabo por ganhar por 11 golos de diferença.
Jovanka Radicevic, com 12 golos, em outros tantos remates, destacou-se nas montenegrinas, enquanto Natália Fonseca foi a melhor marcadora das angolanas, com seis.
Em 2016, no Rio de Janeiro, Angola tinha superado Montenegro por 27-25 e acabou a prova no oitavo lugar (perdeu cor 31-27 com a Rússia, nos quartos de final), enquanto as europeias ficaram no 11.º posto.
Na fase de grupos, as quatro primeiras classificadas de cada um dos dois agrupamentos, de seis, qualificam-se para os quartos de final.
Lusa