O Banco Africano de Exportações e Importações (Afreximbank) tem disponível uma linha de crédito de 20 milhões de dólares norte-americanos, para financiar os projectos de jovens angolanos que apostam na diversificação económica do país, através das micro, pequenas, média e grandes empresas.
O facto foi anunciado esta sexta-feira, em Luanda, pelo director do grupo empresarial Opaia, Adriano Lamas, após o acto da assinatura do protocolo de cooperação que dá início ao processo de negociação entre a Associação Angolana dos Jovens Produtores (AAJP) e o financiador.
Em declarações à imprensa, à margem da cerimónia da apresentação pública da AAJP, o director do grupo Opaia afirmou que o financiamento do Afreximbank visa, essencialmente, potenciar financeiramente os jovens que investem em vários sectores da economia.
Na primeira fase, avançou, o financiamento servirá para importar matéria-prima para aumentar produção local, enquanto a segunda etapa estará focada na instalação de equipamentos que permitam produzir os insumos em Angola, sem recorrer à importação.
Esclareceu que, após a assinatura do referido protocolo de cooperação, o passo a seguir será a operacionalização do acesso ao crédito, que passa pela auscultação das reais necessidades dos jovens empresários.
Conforme a fonte, os termos e condições do acesso ao crédito do Afreximbank será tratado a posterior, tendo em conta que a AAJP actua em várias áreas como agricultura, pescas, comércio, indústria-transformadora, cultura, educação, saúde, entre outros segmentos.
A assinatura do acordo de cooperação para o início das negociações da linha do crédito do Banco Africano coube ao presidente da Associação Angolana dos Jovens Produtores, Gésio Bartolo, e o director do Grupo Opaia, Adriano Lamas.
O grupo Opaia, um dos accionistas do Afreximbank, é uma sociedade gestora de participações do direito angolano, sediada em Luanda, actuando nas áreas da construção civil, tecnologia de energia solar, sistemas de água potável, hotelaria e turismo, agricultura, finanças, entre outros.
Foi fundada pelo empresário angolano Agostinho Kapaia, em 2002.
O Afreximbank, com sede no Cairo (Egipto), tem trabalhado especificamente para potenciar as empresas africanas e estabelecer as relações comerciais entre os países africanos.
Angop