Terça-feira, 10 de Fevereiro, 2026

O seu direito à informação, sem compromissos

Pesquisar

BAD anuncia 250 milhões de dólares para projetos de investimento

O Banco de Desenvolvimento Angolano (BDA) tem disponíveis, para este ano, uma carteira de créditos avaliada em 250 milhões de dólares, para apoio às iniciativas de negócio de investidores primários e secundários da economia nacional.

O facto foi revelado, sábado, em Ndalatando (capital do Cuanza Norte) pelo ministro de Estado para a Coordenação Económica, Manuel Nunes Júnior,  quando intervinha no acto de lançamento oficial de quarto novos produtos financeiros do BDA, referindo que os investimentos constam do plano do executivo de apoio ao reforço da produção nacional.

No quadro desta iniciativa, informou o governante, o Banco de Desenvolvimento Angolano vai igualmente acelerar o tempo de resposta às solicitações de financiamento, que deverão contar com um prazo máximo de 40 dias, em alinhamento às exigências determinadas pelo Banco Nacional de Angola.

Manuel Nunes Júnior referiu que visando uma melhor resposta às referidas acções, o BDA vai igualmente alargar a sua cobertura nacional, com a abertura de cinco representações regionais nas províncias do Uíge, Huíla, Benguela, Huambo e Lunda Sul.

O alargamento da cobertura do banco consiste em dar resposta célere às solicitações de financiamento apresentadas pelos investidores, sobretudo, do sector agrícola, que representa uma alavanca para o fomento da produção nacional e garantia da auto-suficiência alimentar das famílias.

Lembrou que, no quadro do Programa de Revitalização da Produção Nacional, o BDA financiou, nos últimos cinco anos, um total de 975 projectos, com um montante de 315 mil milhões de kwanzas, canalizados para 689 iniciativas do sector da Agricultura, (líder do ranking), 156 da Indústria, 88 do Comércio, 35 da Pecuária, entre outros.

Nos últimos dois anos, informou o ministro de Estado e para a Coordenação Económica, a província do Cuanza Norte beneficiou do financiamento de 20 projectos, orçados (no geral) em 2,5 mil milhões de kwanzas, alocados por esta mesma instituição financeira.

No evento, em que foram apresentadas as políticas de crédito do BDA, no quadro da sua nova linha de financiamento ao sector Agrícola, participaram o governador do Cuanza Norte, Adriano Mendes de Carvalho, o ministro da Economia e Planeamento, Sérgio de Sousa, entidades dos governos Central e provincial e empresários do ramo, oriundos de vários pontos do país.

×
×

Cart