As advogadas angolanas Leniza Sampaio, Alexandra Gonçalves, Isabel Gavião e Berta Grilo foram distinguidas pelo Banco Mundial (BM) por suas contribuições na produção do relatório “Mulheres, Empresa e o Direito” do Banco Mundial.

Mulheres, Empresa e o Direito é uma série de relatórios que medem os obstáculos jurídicos enfrentados pelas mulheres em todo o mundo. A análise é baseada em indicadores como acesso às instituições e ao mercado de trabalho que ainda diferem muito de homens para mulheres.
Este ano a análise centrou-se no efeito da covid-19 sobre as mulheres.
Em declarações à Rádio Nacional de Angola, Leniza Sampaio disse “tratar-se de um trabalho de recolha de informação, de dados que permitem perceber nos diferentes países qual é o estado e quais são os desafios da participação feminina na economia”.
Leniza Sampaio defende que “Angola tem, em termos de legislação e estruturas institucionais, o necessário acolhimento daquilo que são as necessidades da mulher, mas que é preciso que se passem a implementar efetivamente políticas que estejam adequadas a dar uma resposta eficaz à redução destas diferenças que ainda existem”.