Quinta-feira, 12 de Fevereiro, 2026

O seu direito à informação, sem compromissos

Pesquisar

Deputado Vitorino Nhany vai hoje a enterrar no Cemitério do Benfica

O deputado da UNITA, Vitorino Nhany, vai hoje, quarta-feira (24), a enterrar no Campo Santo do Benfica.

O cortejo fúnebre parte do Complexo Sovismo, onde foi velado terça-feira, para Assembleia Nacional para uma homenagem antes de seguir para o Cemitério do Benfica.

O deputado Manuel Ekuikui descreve Vitorino Nhany como sendo um deputado excelente, dedicado que soube interpretar fielmente a sua missão de representante do povo”.

“Eu lembro do engenheiro Vitorino Nhany enquanto dirigente político, aquele homem que abraçou a causa do povo, que soube sempre situar-se acima dos interesses partidários”, acrescentou Manuel Ekuikui.

Já o presidente do Grupo Parlamentar da UNITA, Liberty Chiaka, diz que Angola perdeu um destinto quadro.

“O nosso profundo pesar pela morte prematura de um destinto quadro angolano e um ilustre filho de Angola, e também deixar bem claro que enquanto colega guardamos muitas boas recordações, era efetivamente dos deputados mais dedicados que assumia os desafios com muita determinação”, lembrou Liberty Chiaka.

E o presidente da UNITA, Adalberto Costa júnior, considera que Vitorino Nhany deixou-nos prematuramente.

“É uma perda grande para Angola e também para UNITA, inesperada, alguém que deixou uma forma muito particular de defesa dos interesses de Angola, alguém que deixou uma imagem muito forte de desempenho na Assembleia Nacional, alguém que amou o saber e que nos deixa numa altura que muitos são ainda os desafios que o país tem”, disse o presidente da UNITA.

Engenheiro agronomo de formação, Vitorino Nhany morreu sábado (21), em Luanda. Nasceu a 22 de Setembro de 1958, na aldeia de Kunjuka, município de Londuimbali, província do Huambo.

Entre outras funções partidárias, Vitorino Nhany foi membro do Comité Permanente, secretário provincial em Benguela, secretário para os assuntos eleitorais e secretário-geral da UNITA. Na Assembleia Nacional integrou a comissão para Administração do Estado e Poder Local, na qual foi vice-presidente.

×
×

Cart