Cento e trinta e oito crimes de natureza diversa (mais 33 comparativamente a igual período de 2019) foram registados, em todo país, pela Polícia Nacional, na noite de 24 para 25 de Dezembro.
A informação foi avançada hoje, sexta-feira, pelo porta-voz da corporação o Comissário Orlando Bernardo, sublinhando que destes crimes 91 foram esclarecidos e resultaram na detenção de 104 cidadãos presumíveis autores.
O responsável, que fez o balanço provisório do asseguramento da noite de natal, adiantou que os crimes destacam-se nas províncias de Luanda 39 (menos 11), Benguela 13 (mais 10), Uíge 13 (mais 10) e Zaire 10 (mais sete).
Dos crimes registados realce para cinco homicídios voluntários, mais dois que no mesmo período, dos quais quatro em Luanda e um em Benguela.
Foram apreendidas seis armas de fogo e recuperadas duas na província de Luanda.
No domínio do trânsito, foram aplicadas 118 multas por infracções diversas ao código de estrada e apreendidas 49 viaturas.
No que toca as fronteiras, adiantou que foram interpelados 221 cidadãos da RDC, por tentativa de transposição ilegal da fronteira terrestre, e encaminhados aos centros de detenção de estrangeiros ilegais, nas províncias da Lunda Norte e Zaire, assim como o repatriamento de 135 pessoas.
Do período em analise consta a apreensão de dois mil e 370 litros de combustível, sendo dois mil 150 de gasolina e 210 de gasóleo, quando pretendiam transpor a fronteira no Luvo, Rivungo e Yema, nas províncias do Zaire, Cuando Cubango e Cabinda.
O serviço de Protecção Civil e Bombeiros registou um total de dez ocorrências, mais dois em relação ao mesmo período de 2019, que causaram dois mortos, por afogamento e por acidente de viação.
Um total de sete incêndios foram registos, sendo Luanda ( 4), Cabinda ( 2) e Huila ( 1).