A ministra da Saúde, Sílvia Lutucuta, afirmou nesta quarta-feira, em Luanda, que a nova vaga ou mutação do vírus Sars-Cov-2, que já se manifestou em alguns países do mundo, é muita mais contagiosa do que a actual Covid-19, afectando com maior abrangência a população mais jovem.
Ao actualizar os dados da Covid-19 das últimas 24 horas em Angola, a governante informou que do conhecimento científico existente actualmente, a mutação desse vírus já tem uma abrangência maior do que se obtém, sendo muito mais contagiosa que a própria pandemia.
“O mundo está a olhar para uma segunda vaga da Covid-19 desafiante, com o aparecimento de uma nova mutação do vírus Sars-Cov-2. Nós estamos preocupados com a hipótese de termos essa realidade em Angola, pensando sempre nas possíveis perdas humanas e no colapso do sistema de saúde”, sublinhou.
Por essa razão, alertou, todos os cidadãos são chamados a cumprir as medidas de protecção individual e colectiva, por ser a única “arma” para combater o inimigo invisível da Covid-19.
Ao desejar festas felizes aos cidadãos, a ministra apelou a “não baixar a guarda nem relaxar nas medidas de prevenção, durante a quadra festiva, visando reduzir os níveis de contaminação no país.
“Estamos em quadra festiva, mas não podemos baixar a guarda, para proteger o bem vida, tendo em conta a pandemia que assola todo o mundo”, alertou.
Apelou ainda aos cidadãos a evitarem os aglomerados ou festas com muitas pessoas, assim como a absterem-se do consumo excessivo de álcool, que pode alterar o comportamento das pessoas, colocando a comunidade em situação de risco.
“O uso habitual da máscara facial em locais públicos, a lavagem constante das mãos com água e sabão e o distanciamento entre as pessoas também devem fazer parte do dia-a-dia dos cidadãos”, acrescentou.
Para os viajantes, a também porta-voz da Comissão Multisectorial de Prevenção e Combate à Covid-19, apela o cumprimento obrigatório da quarentena domiciliar e a feitura do teste nos locais habituais, visando proteger as famílias e as comunidades.
Mutação do vírus Sars-Cov-2
Segundo alguns especialistas, desde que surgiu a pandemia, o Sars-CoV-2 já sofreu cerca de 300 mil mutações. Mas uma nova variante, até 70% mais infecciosa, tem circulado pela Inglaterra e já foi detectada em outros países.
Circula pela Inglaterra uma nova variante do Sars-CoV-2 que, segundo informações do próprio governo britânico, pode ser até 70% mais contagiosa.
A rápida disseminação da nova cepa (mutação) do coronavírus levou à imposição de rígidas medidas restritivas em partes da Inglaterra, Escócia e no país de Gales, assim como à suspensão de voos provenientes do Reino Unido, por uma série de países.
Segundo virologistas, a nova variante do coronavírus é resultado de uma mutação. Tais mudanças no material genético dos vírus são normais e ocorrem com muita frequência.
De acordo a ciência, com o aumento do número de infectados aumenta também a probabilidade e a frequência de mutações aleatórias do novo coronavírus.