A província da Lunda Norte registou o primeiro caso de transmissão local da Covid-19 elevando para quatro o número de pacientes, dos quais três activos e um recuperado.
Trata-se de um adolescente de 15 anos de idade, residente no bairro Satxindongo, município de Chitato, contacto do segundo caso.
A informação foi avançada hoje, segunda-feira, pela porta-voz da Comissão Multissectorial de Resposta a Covid-19 na Lunda Norte, Filomena Simão, sublinhando que o paciente já está internado no Hospital de Campanha do Dundo.
Conforme a responsável, trata-se de um paciente assintomático e as autoridades investigam todos os seus contactos a fim de serem submetidos a testes rápidos.
Laboratório da Lunda Norte
A responsável anunciou que o laboratório regional de biologia molecular, com capacidade para realizar dois mil testes/dia, será inaugurado na próxima quarta-feira, 18, pela ministra da Saúde, Sílvia Lutucuta.
Informou que seis técnicos vão, na primeira fase, assegurar o funcionamento do referido laboratório que vai, igualmente, atender as provinciais da Lunda Sul e Moxico.
Com a entrada em funcionamento da infra-estrutura, as autoridades terão maior controlo do vírus e assim cortar a cadeia de transmissão do vírus.