Quinta-feira, 22 de Fevereiro, 2024

Cuba e UE retomam diálogo na quarta-feira

Cuba e a União Europeia (UE) vão retomar na quarta-feira (14) o diálogo político bilateral com um dia de negociações sobre tráfico ilícito de armas pequenas, desarmamento e não proliferação de dispositivos de destruição em massa, anunciou nesta sexta-feira (9) uma alta diplomata cubana.

Esses diálogos estão previstos no Acordo de Diálogo Político e Cooperação (ADPC) assinado por Cuba e pela União Europeia em 2016, após dois anos de intensas negociações, disse à AFP a embaixadora de Cuba na Bélgica e uma das negociadoras do acordo, Norma Goicochea.

A conversa de quarta-feira será realizada por videoconferência, devido à pandemia de coronavírus. “Nós privilegiamos o diálogo presencial, mas levamos em consideração a situação de saúde. A covid mudou a vida de todos nós”, acrescentou a diplomata.

Desde a assinatura do ADPC, Cuba e UE já realizaram várias rondas de negociações, especialmente sobre uma data “para um diálogo sobre desenvolvimento sustentável”, disse Goicochea.

Esse ADPC contempla também discussões sobre direitos humanos e cooperação para o comércio.

No final de 2014, Estados Unidos e Cuba surpreenderam o mundo ao iniciarem um histórico processo de aproximação, que incluiu a reabertura das respectivas embaixadas. Nesse contexto, Havana e Bruxelas começaram a negociar um marco para suas novas relações.

Em dezembro de 2016, ambas as partes assinaram o ADPC, aplicado de forma provisória em novembro de 2017, já que ainda precisa da validação por parte da Lituânia para sua implementação completa.

×
×

Cart