O novo director do Banco Mundial para Angola, Jean-Chistophe Carret, chega ao país segunda-feira, para uma visita de quatro dias.
Segundo a instituição, Jean-Chistophe Carret terá encontros com várias entidades governamentais do sector económico e social, bem como com técnicos de algumas unidades de implementação de projectos financiados pelo Banco Mundial.
De nacionalidade francesa, Jean-Chistophe Carret substitui Abdoulaye Seck, que foi, até 30 de Julho deste ano, o director do BM para Angola.
O oficial juntou- se ao BM em 2005 como economista de recursos naturais, no Departamento de Ambiente e Desenvolvimento Social da região africana.
Ocupou vários funções, entre as quais o de representante em Laos e na República Centro Africana.
Mais recentemente, de acordo com o documento a que Angop teve acesso, ocupou o cargo de director do Banco Mundial para as repúblicas Democrática do Congo (RDC), do Congo, Burundi e da República Centro Africana.
Com o objectivo de dar apoio mais adequado aos países da região, desde o dia 01 de Julho deste ano, a estrutura de gestão da carteira do BM em África foi dividida em duas sub-regiões, com duas vice-presidências.
Jean-Chistophe Carret responde por Angola, São Tomé e Príncipe, Burundi e RDC.
Para apoiar projectos em 48 países da África Subsaariana, incluindo Angola, o BM deverá providenciar, este ano, empréstimos na ordem de 50 mil milhões de dólares norte-americanos.
No âmbito do Plano Nacional de Desenvolvimento (PND 2018-2022) prevê disponibilizar, este ano, 200 milhões de dólares para apoiar projectos no sector da Educação.