Sexta-feira, 29 de Março, 2024

FAF adia sorteio do Girabola devido à covid -19

O sorteio do Campeonato Nacional de futebol da primeira divisão (Girabola2020/21), previsto para a manhã desta quarta-feira, na sede da Federação da modalidade, na Urbanização Nova Vida, em Luanda, foi adiado “sine die”.

Segundo um comunicado do órgão reitor do futebol no país, a que a Angop teve acesso, na noite de terça-feira, o facto ocorre devido o aumento de casos da covid -19 no país.

Na nota, a federação explica ter elaborado um protocolo de biossegurança e infraestruturas desportivas e que aguarda pelo parecer da Comissão Multissectorial para a Prevenção e Combate à Pandemia.

É a segunda vez neste ano que esta instituição adia o sorteio da maior prova do desporto “rei” em Angola, depois de tê-lo feito no dia 8 deste mesmo mês, igualmente devido o aumento de casos positivos.

Naquela ocasião, o documento da federação explicava que o bem vida estaria sempre em primeiro lugar, pelo que seriam acatadas  todas as orientações dadas pelos órgãos sanitários autorizados para o efeito.

A edição passada desta competição foi anulada devido a mesma situação sanitária, quando faltavam cinco jornadas para o fim. Na altura, a prova era liderada pelo Petro de Luanda, com 54 pontos, contra 51 do 1.º de Agosto, na segunda posição, mas com menos um jogo.

O arranque do Girabola2020/21 está inicialmente marcado para Outubro próximo, dependendo da evolução da situação.

Dados actualizados pelas autoridades sanitárias apontam que o país tem contabilizados mil casos positivos, 47 óbitos, 687 activos (15 em estado grave, sendo 8 em estado crítico, com ventilação invasiva, e  dois com necessidade de hemodiálise) e 266 recuperados.

×
×

Cart